PUBLICIDADE

Órbita da ISS é elevada para facilitar acoplamento da Soyuz TMA-18M

31 ago 2015 - 05h53
Compartilhar
Exibir comentários

A órbita da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi elevada nesta segunda-feira a fim de criar condições perfeitas para o acoplamento da nave tripulada russa Soyuz TMA-18M, previsto para o próximo dia 4 de setembro, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A manobra, disse um porta-voz do CCVE citado pela agência "Interfax", aconteceu com a ajuda dos propulsores do cargueiro russo Progress M-28M, encostado à plataforma, que após a correção orbita a Terra a uma distância média de perto de 400 quilômetros.

A Soyuz TMA-18M, tripulada pelo russo Sergei Volkov, o dinamarquês Andreas Mogensen e o cazaque Aidin Aimbetov, será lançada na próxima quarta-feira a partir da base de Baikonur (Cazaquistão) e se acoplará à ISS dois dias depois.

Mogesen, primeiro astronauta dinamarquês, e Aimbetov, primeiro astronauta do Cazaquistão independente, permanecerão um total de dez dias na ISS e retornarão à Terra acompanhados do russo Gennady Padalka, um dos atuais seis ocupantes da plataforma orbital.

Além de Padalka, a tripulação da ISS é integrada pelos também russos Mikhail Kornienko e Oleg Kononenko, pelo japonês Kimiya Yui e pelos americanos Kjell Lindgren e Scott Kelly.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade