PUBLICIDADE

Ônibus Atlantis decola para sua última missão rumo à ISS

14 mai 2010 - 13h02
(atualizado às 16h15)
Compartilhar

A agência espacial americana, Nasa, lançou nesta sexta-feira rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) o ônibus espacial Atlantis com seis astronautas a bordo. Quase 25 anos depois da sua primeira missão, a nave parte naquela que está prevista para ser sua última missão espacial.

A nave Atlantis é lançada da base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos
A nave Atlantis é lançada da base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos
Foto: AP

O lançamento aconteceu às 15h20 (horário de Brasília). A missão tem o objetivo de levar o módulo russo Rassvet, equipamentos e alimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Após esse voo, só restarão dois lançamentos de ônibus espaciais, o do Discovery em meados de setembro e do Endeavour, no fim de novembro. Depois, os três ônibus espaciais serão retirados de serviço após três décadas operacionais.

Durante esta missão de 12 dias, dos quais sete o ônibus passará acoplado à ISS, o Atlantis e sua tripulação transferirão mais de 12 toneladas de materiais, seis bateriais para as antenas solares da estação, alimentos e experiências científicas.

O módulo russo Rassvet ("Aurora", em ruso) ou MRM-1 é o maior elemento dos transportados pela Atlantis. A ISS, um projeto de 100 bilhões de dólares que começou em 1998, no qual participam 16 países, é financiado principalmente pelos Estados Unidos.

Depois do fim dos ônibus espaciais, os Estados Unidos dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que um lançador americano fique pronto para substituição em 2015.

Com informações de agências internacionais

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade