PUBLICIDADE

Observatório divulga imagem de berçário de grandes estrelas

1 fev 2012 - 09h05
(atualizado às 10h20)
Compartilhar

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma nova imagem que mostra o berçário de estrelas, chamado de NGC 3324. A intensa radiação ultravioleta emitida pelas estrelas jovens cria uma nuvem de gás que brilha com cores vivas, ao mesmo tempo que deixa um rastro de poeira ao seu redor.

A imagem foi obtida pelo instrumento montado no telescópio MPG de 2,2 m, instalado no Observatório de La Silla, no Chile. A NGC 3324 está situada na constelação austral de Carina, a cerca de 7,5 mil anos-luz de distância da Terra. Um depósito rico em gás e poeira na região deu origem a uma formação estelar intensa nessa zona há milhões de anos e levou a criação de várias estrelas grandes e quentes.

Os ventos e a intensa radiação emitida por estas estrelas jovens abriram um buraco no gás e poeira circundante, o que se observa como uma parede de material na região central direita da imagem. A radiação ultravioleta emitida pelas estrelas quentes jovens retira elétrons dos átomos de hidrogênio, que são seguidamente recapturados, originando um brilho característico de cor avermelhada. Outras cores vêm de diferentes elementos, com o brilho característico do oxigênio, que torna a parte central da imagem em tons amarelo-esverdeado.

Tal como as nuvens no céu da Terra, os observadores de nebulosas imaginam formas entre estas nuvens cósmicas. Um dos apelidos para a região NGC 3324 é a de nebulosa Gabriela Mistral, em homenagem à poetisa chilena que ganhou o prêmio Nobel da literatura em 1945. As bordas da parede de gás e poeira à direita parecem-se bastante com um rosto humano de perfil.

A intensa radiação ultravioleta emitida pelas estrelas jovens cria uma nuvem de gás que brilha com cores vivas
A intensa radiação ultravioleta emitida pelas estrelas jovens cria uma nuvem de gás que brilha com cores vivas
Foto: ESO / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade