PUBLICIDADE

Nave Soyuz se acopla à ISS após voo de menos de seis horas

29 mar 2013 - 11h22
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nave Soyuz com três astronautas a bordo - dois russos e um americano - se acoplou com sucesso nesta sexta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS) após um voo "express" de menos de seis horas, indicou a Agência Espacial da Rússia (Roskosmos).

A Soyuz TMA-08M, que levava os astronautas russos Pavel Vinogradov e Alexandre Misurkin e o americano Christopher Cassidy, se acoplou à ISS às 02h28 GMT (23h28 de Brasília), explicou a agência.

Os três astronautas decolaram às 02h43 locais de sexta-feira (17h43 de Brasília) do cosmódromo russo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, e chegaram à ISS em pouco menos de seis horas de voo - contra os dois dias necessários até agora -, graças a um procedimento novo.

Esta enorme economia de tempo é possível graças às melhorias tecnológicas que permitem que a cápsula Soyuz orbite ao redor da Terra apenas quatro vezes, contra as 34 necessárias até agora.

O voo "express" foi decidido pela Rússia após o êxito do lançamento de três naves de carga Progress (em agosto, outubro e fevereiro) em direção à ISS, que chegaram à Estação Espacial Internacional após seis horas de voo.

O astronauta russo Vinogradov, que já realizou duas missões internacionais - uma delas na estação espacial russa MIR - elogiou os benefícios de um voo tão curto, que permite, entre outras coisas, que a tripulação chegue em melhores condições para o procedimento de acoplagem.

A redução do tempo de voo também permite levar a bordo materiais biológicos para realizar experimentos na ISS, o que não teria sido possível com um voo de dois dias, explicou o astronauta.

"Em um voo tão curto, a tripulação pode inclusive levar um sorvete sem que ele derreta", disse entre risadas Vinogradov.

A Agência Espacial Russa começou a desenvolver um esquema de aproximação "express" a partir de 2011, quando a ISS passou de uma altitude de 350 km para 400 km. A altura da órbita tem uma importância primordial para a viagem à estação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade