PUBLICIDADE

Nave Soyuz parte rumo à Estação Espacial Internacional com 3 astronautas

27 mar 2015 - 17h47
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A nave Soyuz TMA-16M partiu nesta sexta-feira da base de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) com três astronautas a bordo, dois russos e um americano.

O lançamento ocorreu às 19h42 GMT. Seu acoplamento na plataforma espacial está previsto para acontecer às 1h36 GMT deste sábado.

Nesta ocasião, o revezamento na ISS é extraordinário, já que dois dos três tripulantes da nave russa permanecerão no local durante um ano, o dobro do tempo de duração das missões na plataforma.

O americano Scott Kelly, de 51 anos, e o russo Mikhail Kornienko, de 54, ficarão em órbita até março de 2016, com o objetivo de testar a resistência do corpo humano no espaço para futuras missões de exploração do sistema solar.

Em toda a história, apenas quatro astronautas permaneceram tanto tempo fora da Terra. O recorde é do russo Valeri Poliakov, que passou 437 dias - entre 1994 e 1995 - na estação espacial Mir, a antecessora soviética da ISS, desmantelada em 2001.

Já o terceiro tripulante da Soyuz TMA-16M, o também russo Gennady Padalka, de 56, quebrará o recorde de dias não consecutivos de um homem no espaço. Com os seis meses de permanência da atual missão, ele terá passado 878 dias em órbita.

Os três astronautas serão recebidos a bordo da ISS por outros três "inquilinos": a italiana Samantha Cristoforetti, o russo Anton Shkaplerev e o americano Terry Virst.

A ISS é um projeto de mais de US$ 100 bilhões, bancado por 16 países.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade