PUBLICIDADE

Nave russa se acopla à ISS com três tripulantes a bordo

26 set 2013 - 01h58
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Astronautas chegam à Estação Espacial após 6 horas de viagem:

A nave russa Soyuz TMA-10M, com três tripulantes a bordo, se acoplou com sucesso nesta quinta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos (CCVE) da Rússia. A manobra, que aconteceu de forma automática, aconteceu às 23h48 (de Brasília da quarta-feira), como estava previsto, segundo as agências locais.

A Soyuz foi lançada cerca de seis horas antes da base de Baikonur no Cazaquistão, com a ajuda de um foguete portador Soyuz-FG. A tripulação da Soyuz TMA-10M, que abrirá as escotilhas dentro de uma hora, é composta pelos cosmonautas russos Oleg Kotov e Sergei Riazanski, e pelo astronauta americano Michael Hopkins.

Astronautas de Soyuz posam para foto com trio já presente na Estação Espacial
Astronautas de Soyuz posam para foto com trio já presente na Estação Espacial
Foto: AP

Para Kotov, está é sua terceira viagem à Estação Espacial Internacional, enquanto para Riazanski e Hopkins, está é a primeira. Segundo as previsões, os três astronautas permanecerão na estação durante 168 dias e vão realizar várias caminhadas espaciais e diversos experimentos científicos.

Entre outras coisas, receberão a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, que sairá pela primeira vez ao espaço exterior durante uma caminhada no próximo dia 9 de novembro, segundo o Centro de Treinamento de Cosmonautas da Rússia. Precisamente, Kotov e Riazanski serão os encarregados de levar a tocha olímpica para o espaço exterior pela primeira vez na história.

"A tocha, que sairá ao espaço exterior, é a mesma que acenderá a pira com a chama olímpica de Sochi", disse Dmitri Chernishenko, presidente do comitê organizador dos Jogos de Inverno.

No dia 20 de novembro os seis astronautas da Estação celebrarão o 15º aniversário do início da construção da plataforma, cuja vida útil foi prolongada até 2020.

Na Estação Espacial estão o cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin, o italiano Luca Parmitano e a americana Karen Nyberg, que retornarão ao planeta Terra no dia 11 de novembro. Desde que os ônibus espaciais americanos foram aposentados, as naves Soyuz são o único meio de transporte entre a Terra e a ISS.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade