PUBLICIDADE

Nave espacial retorna à Terra com material crucial para Nasa

18 mai 2014 - 19h17
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A cápsula espacial Dragon retornou neste domingo à Terra com mais de 1,5 mil quilos de carga e material científico "crucial" para as pesquisas da Nasa, informou a agência espacial americana. Após um mês na Estação Espacial, a nave reutilizável da companhia SpaceX aterrissou no Oceano Pacífico a cerca de 480 quilômetros da Baixa Califórnia, nos Estados Unidos.

Uma embarcação conduziu a nave a um porto próximo a Los Angeles, onde será levada à base de testes da SpaceX em Mcgregor, no Texas, onde será condicionada para a próxima missão. No porto, os técnicos extraíram um frigorífico cheio de mostras de pesquisa recolhidas na Estação Espacial, as quais serão encaminhadas às instalações da Nasa em 48 horas para dar continuidade a sua análise.

O administrador associado para Operações e Explorações Humanas da Nasa, William Gerstenmaier, assinalou a importância do material para "melhorar o conhecimento de como o espaço afeta os seres humanos que vivem e trabalham por lá durante muito tempo".

Os resultados ajudarão os cientistas a completar suas análises. "Veremos como os resultados poderão afetar a futura exploração humana do espaço ou proporcionar benefícios diretos aos habitantes da Terra", declarou Gerstenmaier em comunicado.

Uma das pesquisas que serão desenvolvidas poderia ajudar a entender melhor por que a eficácia dos antibióticos é reduzida durante os voos espaciais e, ao mesmo tempo, a melhorar seu desenvolvimento na Terra. Outra linha de pesquisa poderia levar ao desenvolvimento de plantas adequadas para o espaço e melhorar a agricultura sustentável.

A Nasa foca agora sua atenção nas missões de exploração de longa duração que requeriam dos astronautas a capacidade de cultivar os alimentos em suas travessias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade