PUBLICIDADE

Nave espacial com russos e americano aterrissa em segurança

11 mar 2014 - 01h04
(atualizado às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Tripulação foi resgatada em meio à neve, após aterrissar no Cazaquistão
Tripulação foi resgatada em meio à neve, após aterrissar no Cazaquistão
Foto: NASA TV / Divulgação

A agência especial americana NASA afirmou no final de segunda-feira (início de terça-feira no Brasil) que uma cápsula da nave espacial russa Soyuz com uma tripulação formada por russos e americanos aterrissou em segurança nas estepes do Cazaquistão. A nave passou seis meses em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A agência afirmou em uma transmissão ao vivo que a cápsula - que trazia a bordo o americano Mike Hopkins e os russos Oleg Kotov e Sergey Ryazanskiy - aterrissou ao sudeste da cidade de Dzhezkazgan por volta da 0h24 (horário de Brasília), após passar 166 dias no espaço. 

A TV da NASA mostrou a cápsula descendo vagarosamente com um paraquedas em meio às estepes cobertas de neve do Cazaquistão. Veículos russos de busca e resgate removeram rapidamente a equipe do local. Ao longo da descida, as equipes de resgate mantiveram contato com a tripulação e afirmaram que os russos e o americano estão bem. 

Inicialmente, foi informado o adiamento do retorno da Soyuz para quarta-feira devido às condições do tempo no Cazaquistão, mas, em um último momento, as autoridades espaciais russas decidiram efetuar a aterrissagem na data programada.

A bordo da ISS ficaram três tripulantes: o russo Mikhail Tyurin, o americano Ric Mastracchio e o japonês Koichi Wakata. A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 100 bilhões do qual participam 16 país, está em órbita a cerca de 400 quilômetros de distância da Terra.

Com informações das agências Associated Press e EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade