PUBLICIDADE

Nave Discovery deve decolcar no dia 24 de fevereiro

18 fev 2011 - 22h24
Compartilhar

A nave Discovery partirá para a Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 24 de fevereiro, como estava previsto, anunciou nesta sexta-feira a Nasa.

Os diretores da missão da Nasa se reuniram nesta sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), para discutir o protocolo de revisão de preparação de Voo.

Após uma longa sessão, decidiram que o lançamento do Discovery seria mantido em 24 de fevereiro às 16h50 da costa leste americana (18h50 de Brasília), informou a agência espacial através da rede social Twitter.

O Discovery já se encontra na plataforma de lançamento 39A.

Os técnicos revisaram toda a nave após nove atrasos no calendário, primeiro por um vazamento de hidrogênio, depois por uma falha elétrica, e posteriormente pelo descobrimento de fendas no tanque de combustível externo.

Este vazamento deu muita dor de cabeça aos engenheiros, que no início não encontravam a origem das fendas e tiveram que mudar o lacre do conduto de ventilação de hidrogênio do tanque de combustível externo.

Em sua última jornada de trabalho, os operários desinstalaram o braço de acesso ao tanque externo de combustível da nave e espera-se que na noite desta sexta-feira coloquem a porta de acesso a popa.

Por sua parte, os seis membros da tripulação revisaram os dados de voo no Centro Espacial Johnson, em Houston, e devem se deslocar no domingo ao centro Kennedy para iniciar os últimos preparativos antes do lançamento.

EFE   
Compartilhar
Publicidade