PUBLICIDADE

Nave da Virgin Galactic cai nos EUA e deixa um morto

31 out 2014 - 19h42
Compartilhar

Pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na queda da nave espacial suborbital SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic, nesta sexta-feira nos Estados Unidos, informou uma fonte policial à AFP.

"Posso confirmar que há uma pessoa morta e outra gravemente ferida que está sendo transferida para um centro hospitalar" próximo, afirmou o sargento M. Singer, da Patrulha Rodoviária de Mojave, na Califórnia (oeste).

A nave privada sofreu um problema durante seu 35º voo experimental, mas detalhes ainda não foram divulgados.

A SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, caiu nesta sexta-feira após enfrentar dificuldades durante um voo de testes na Califórnia, informou a companhia mais cedo.

"Durante o (voo de) teste, o veículo sofreu uma anomalia séria, que resultou na perda da SpaceShipTwo. Nossa primeira preocupação é a situação dos pilotos, que no momento é desconhecida", havia informado a empresa em um post no microblog Twitter, ainda sem reconhecer o óbito.

Imagens de TV mostraram partes da nave espalhadas pelo Deserto de Mojave, de onde havia decolado por volta das 17h00 GMT (15h00 de Brasília).

A Virgin Galactic já tinha revelado, anteriormente, também no Twitter, a ocorrência de uma anomalia durante o voo.

A nave foi posicionada no topo de uma aeronave maior, conhecida como WhiteKnightTwo e, então, liberada para um teste com o motor de seu foguete.

"A SpaceShipTwo sofreu uma anomalia em voo. Um comunicado e informações adicionais serão divulgados em breve", anunciou a empresa, sem dar maiores detalhes.

A WhiteKnightTwo decolou e foi liberada normalmente.

"O SpaceShipTwo foi liberado pela WhiteKnightTwo, e agora está voando livremente", escreveu a empresa em um relatório em tempo real do voo, acrescentando: "Ignição! SpaceShipTwo está voando novamente com motor de foguete".

A empresa, de propriedade do magnata Richard Branson - fundador do grupo Virgin -, deve lançar em 2016 os primeiros voos espaciais comerciais. Mais de 500 pessoas já reservaram seus lugares ao preço unitário de US$ 200 mil, entre eles os atores Leonardo Di Caprio e Ashton Kutcher e a atriz Demi Moore, ex-esposa de Kutcher.

Este foi o segundo acidente aeroespacial registrado em uma semana com uma empresa privada, depois da explosão, na terça-feira, do foguete Antares - da empresa Orbital Sciences -, pouco após o lançamento para o transporte da cápsula Cygnus, destinada a abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

"Vamos trabalhar lado a lado com as autoridades para determinar as causas deste acidente e dar mais informações o quanto antes", destacou a empresa aeroespacial.

O diretor do Centro de Aviação e Espacial de Mojave, Stu Witt, citado pela emissora local KGET, anunciou uma coletiva de imprensa com autoridades durante a tarde.

A SpaceShipTwo é a versão comercial da SpaceShipOne, primeira nave privada a superar a fronteira do espaço, em 2014, e que está em exposição como parte do acervo permanente do Museu Nacional do Ar e do Espaço, em Washington.

A indústria aeroespacial sofreu outro revés quando o foguete Antares, da empresa Orbital Sciences, explodiu na terça-feira, pouco após o lançamento do centro espacial Wallops, da Virgínia (leste).

O foguete, que devia levar a cápsula Cygnus, transportando provisões para a Estação Espacial Internacional (ISS), chegou a subir muito pouco após a ignição, mas acabou virando uma bola de fogo.

Companhias privadas vêm tentando tomar o lugar dos ônibus espaciais da Nasa, cujo último voo foi realizado em junho de 2011 e que agora adornam museus em todo o país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade