PUBLICIDADE

Nave da Nasa entra na órbita de Mercúrio nesta quinta-feira

17 mar 2011 - 13h16
(atualizado às 14h48)
Compartilhar

Uma nave da agência espacial americana (Nasa, na sigla em inglês) está a ponto de entrar na órbita de Mercúrio nesta quinta-feira, para circundar o planeta durante um ano terrestre, como parte de um estudo sem precedentes. A sonda Messenger começou sua viagem há mais de 6 anos, quando foi lançada com destino ao Sistema Solar interno. Durante o percurso, sobrevoou a Terra, Vênus e Mercúrio.

A Messenger estará a 46,14 milhões de km do Sol quando chegar à orbita de Mercúrio
A Messenger estará a 46,14 milhões de km do Sol quando chegar à orbita de Mercúrio
Foto: Nasa / Divulgación

Quando a Messenger acender seu maior propulsor às 00h45 GMT desta quinta-feira (21h45 de Brasília), uma manobra de 14 min lhe permitirá reduzir a velocidade e fixar a trajetória ao redor de Mercúrio, transformando-a na primeira nave espacial a orbitar o planeta mais próximo ao Sol, disse a Nasa. "A inserção colocará a nave em uma órbita de 12 h sobre Mercúrio, a uma altura mínima de 200 km", indicou a agência espacial americana.

Quando chegar à órbita de Mercúrio, a Messenger estará a 46,14 milhões de km do Sol e 155,06 milhões de km da Terra. "A equipe da Messenger está pronta e ansiosa para que comecem as operações orbitais", disse Sean Solomon, principal investigador do instituto Carnegie de Washington.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade