PUBLICIDADE

Nave com ingredientes para fazer cerveja chega hoje à estação espacial

12 jan 2014 - 07h54
Compartilhar
Exibir comentários
Foguete Antares foi lançado pouco depois das 16h (de Brasília) desta quinta, dia 9, levando a nave Cygnus com o experimento a bordo
Foguete Antares foi lançado pouco depois das 16h (de Brasília) desta quinta, dia 9, levando a nave Cygnus com o experimento a bordo
Foto: Nasa / Reprodução

Chega neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a nave Cygnus, com os ingredientes para que os astronautas preparem cerveja no espaço. Curiosamente, o objetivo não é deixar ninguém bêbado. Pelo menos, não a princípio.

O experimento proposto por uma criança de 11 anos - o americano Michal Bodzianowski - visa criar uma alternativa para o caso de a água da estação precisar ser purificada. "Se toda a água da estação ficar contaminada, produzir cerveja a partir dessa água vai purificá-la, e o processo será relativamente mais barato do que purificá-la com tabletes especiais, que podem não durar muito tempo", diz o projeto.

Os astronautas utilizarão um tubo de ensaio de 15 centímetros, que separa lúpulo, malte de cevada, levedura e água. Na Terra, o jovem que propôs o estudo fará o mesmo.

A agência americana, contudo, não permite o uso de álcool no espaço - é a primeira vez que uma bebida alcóolica estará na estação. "A Nasa é completamente contrária ao álcool, por uma perspectiva de segurança. Muitos dos nossos parceiros internacionais gostariam de permitir algum álcool a bordo da ISS, mas os diretores da Nasa se mantêm contrários", afirma Vickie Kloeris, gerente do Laboratório de Comidas Espaciais da agência espacial americana.

Nave Cygnus parte para levar mantimentos para Estação Espacial:

O procedimento de acoplagem da nave à ISS está previsto para ocorrer a partir das 9h (horário de Brasília) de domingo, com transmissão pelo site da Nasa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade