0

Nasa vai construir a primeira nave de pesquisa em asteróides

Agência espacial vai lançar a Osiris-Rex em 2016 e a sonda deve retornar à Terra em 2023; objetivo é explorar solos para cumprir a promessa de enviar seres humanos ao espaço em 2025

11 abr 2014
16h49
atualizado às 17h14
  • separator
  • comentários

A primeira nave espacial para pesquisas em asteróides recebeu, na última quarta-feira, a permissão da Nasa para ser construída. Segundo o site Mashable, a sonda deve ser lançada ao espaço durante o outono de 2016, na Flórida. 

<p>A nave especial OSIRIS-REx será programada para pousar em um asteróide chamado Bennu</p>
A nave especial OSIRIS-REx será programada para pousar em um asteróide chamado Bennu
Foto: Reprodução Nasa

A Osiris-Rex será programada para pousar em um asteróide chamado Bennu, que se aproximará da Terra em 2018. A nave é produto de uma década de planejamento dos profissionais da Nasa. 

O objetivo é explorar o asteróide e trazer dois gramas do solo do corpo celestre à Terra. Portanto, se o cronograma for executado como esperado, a sonda deve retornar ao nosso planeta em 2023.

Bennu cruza a órbita da Terra a cada seis anos e tem 0,0005% de chance de acertar o nosso planeta em 2018. Apesar do número ser pequeno, ele já é maior que o de costume, o que preocupa os especialistas. 

A agência espacial busca, por meio dessas pesquisas, identificar quais serão os asteróides mais seguros para futuros pousos. A ideia é cumprir a promessa de Barack Obama de enviar seres humanos para um asteróide em 2025. 

 
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade