PUBLICIDADE

Nasa retira astronautas de estação submersa por medo a furacão

Nasa retira astronautas de estação submersa por medo a furacão

26 out 2011 - 12h03
(atualizado às 13h03)
Compartilhar

A Nasa evacuou sua tripulação de uma estação submersa no mar na costa da Flórida (EUA), onde treinavam para uma viagem a um asteroide, devido à aproximação do furacão Rina. "A tripulação submetida à descompressão durante a noite retornará em breve à superfície. O furacão Rina está preocupantemente perto", assinalou a agência em um de seus Twitter.

A equipe da Missão de Operações em Condições Extremas da Nasa (NEEMO) espera a bordo de botes de apoio na superfície. Os astronautas se encontravam na metade de uma missão de 13 dias no Aquarius Underwater Laboratory, o único laboratório submarino de seu tipo no mundo, localizado a 4,5 km do litoral de Largo Key, Flórida.

O treinamento servia para ajudar os astronautas a saber como se sentirão num asteroide de livre gravidade, uma missão que o presidente Barack Obama disse que poderá ser realizada em 2025. O furacão Rina, com ventos de 175 km/h, subirá para a categoria 3 antes de tocar em terra na quinta-feira, perto do balneário de Cancún, México.

São registros detalhados de montanhas, vales, lagos, rios e mares
São registros detalhados de montanhas, vales, lagos, rios e mares
Foto: Nasa/GSFC/Meti/Eersdac/Jaros/Aster / BBC Brasil
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade