PUBLICIDADE

Nasa recebe 18,3 mil solicitações de candidatos a astronauta

19 fev 2016 - 22h22
(atualizado em 20/2/2016 às 11h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Astronauta Peggy Whitson treina debaixo d'água para missão na Estação Espacial Internacional
Astronauta Peggy Whitson treina debaixo d'água para missão na Estação Espacial Internacional
Foto: Nasa/Divulgação

Mais 18,3 mil homens e mulheres americanos se candidataram a vagas de astronauta da Nasa, informou a organização nesta sexta-feira.

O recorde anterior de solicitações para ser astronauta era de 8 mil e datava de 1978, enquanto uma convocação similar à de agora feita em 2012 teve menos de um terço das solicitações.

Charlie Bolden, um ex-astronauta que hoje é administrador da Nasa, afirmou em comunicado que não se surpreende que tantos americanos e de tão diversas procedências estejam dispostos a fazer parte de um projeto para viajar a Marte.

"Muitos homens e mulheres com um talento excepcional se transformarão nos astronautas selecionados para um grupo que viajará de novo ao espaço a bordo de uma nave construída nos EUA", disse Bolden.

O período de inscrição foi aberto no dia 14 de dezembro e fechou em 18 de fevereiro. A expectativa é que a Nasa divulgue os escolhidos como candidatos a viajar para Marte em meados de 2017.

Ao todo, será selecionado um grupo de 14 a 18 pessoas, mediante uma minuciosa análise das solicitações e qualificações dos solicitantes e entrevistas pessoais aos que passarem pelas primeiras etapas no Centro Espacial Houston, no Texas (EUA.), onde serão formados os que chegarem à seleção final.

Os escolhidos serão submetidos a um treino inicial de dois anos no qual receberão formação sobre naves, caminhadas e trabalho em equipe no espaço, além de aprender russo e outros conhecimentos necessários.

Depois, aos que superarem essa fase, serão atribuídas tarefas técnicas no Escritório de Astronautas no Centro Johnson, antes de serem destinados à Estação Espacial Internacional, à nave Orion ou a uma das duas naves espaciais de fabricação americana atualmente em desenvolvimento, a CST-100 Starliner da Boeing ou a SpaceX Crew Dragon.

Na opinião de Brian Kelly, diretor de operações de voo nesse centro, é reconfortante "saber que tanta gente reconhece a grande oportunidade que significa fazer parte desta missão fascinante da Nasa".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade