PUBLICIDADE

Nasa não vai mais liderar missões tripuladas à Lua, afirma diretor

Agência espacial se concentra agora em levar humanos a Marte

9 abr 2013 - 09h42
(atualizado às 11h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa (agência espacial americana) não pretende enviar astronautas à Lua em um futuro próximo, afirmou o diretor Charles Bolden, segundo relatos da imprensa especializada. Ainda que decidam novamente mandar uma espaçonave tripulada ao satélite natural da Terra, porém, os Estados Unidos não devem mais liderar projetos como esse. Os americanos não vão participar de outra missão tripulada à Lua nos próximos anos porque se concentram agora em enviar o homem a um asteroide e, eventualmente, a Marte.

O que aconteceria se a Lua desaparecesse? Veja curiosidades

"A Nasa não vai liderar uma missão lunar tripulada por humanos", disse Bolden, de acordo com o jornalista Jeff Foust, do SpacePolitics. "A Nasa não vai para a Lua com um humano como principal projeto enquanto eu viver, provavelmente. E o motivo é que só podemos fazer um determinado número de coisas", garantiu o astronauta, de 66 anos.

A agência espacial deve se concentrar na tentativa de realizar missões tripuladas a asteroides e a Marte, em vez da Lua. "Pretendemos fazer isso, e acreditamos que possa ser feito", declarou Bolden. O comentário do diretor da Nasa foi feito em resposta a uma sugestão de que a comunidade científica não tem demonstrado entusiasmo em avançar com uma missão tripulada a um asteroide até 2025 - uma ideia apoiada pelo presidente Barack Obama em 2010.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade