PUBLICIDADE

Nasa lança satélite que vai melhorar as previsões do tempo

SMAP é uma missão de US$ 916 milhões que durará pelo menos três anos

31 jan 2015 - 16h12
(atualizado às 16h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Observatório SMAP (Soil Moisture Active Passive) decolou com um foguete United Launch Alliance Delta II da base de Vandenberg, na Califórnia
Observatório SMAP (Soil Moisture Active Passive) decolou com um foguete United Launch Alliance Delta II da base de Vandenberg, na Califórnia
Foto: Bill Ingalls / Reuters

A Nasa lançou neste sábado um novo satélite de observação terrestre para proporcionar mapas de alta resolução a cientistas que mostram a umidade no solo, com o objetivo de melhorar as previsões climáticas.

O observatório SMAP (Soil Moisture Active Passive) decolou com um foguete United Launch Alliance Delta II da base de Vandenberg, na Califórnia, às 6h22 locais (12h22 de Brasília), informou a agência espacial.

Os mapas de alta resolução que serão enviados aos cientistas devem ajudar nas previsões futuras, já que eles projetam secas severas e tempestades mais frequentes. Eles darão aos especialistas melhores ferramentas para prever como a vegetação e os cultivos se transformarão com o aquecimento do planeta.

Nasa registra asteroide que passou perto da Terra:

A umidade do solo, assim como a do ar, tem um papel importante na previsão do tempo e no conhecimento dos ciclos da água e a dinâmica da mudança climática, segundo os cientistas da NASA.

"O receptor de bordo do satélite é extremamente sensível", disse Jeff Piepmeier, chefe do radiômetro Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

O SMAP é uma missão de US$ 916 milhões que durará pelo menos três anos. É parte de um programa mais amplo de projetos científicos da Terra no espaço para compreender melhor a mudança climática e o aumento do nível do mar e o estado das reservas de água doce no planeta, explicou a chefe da missão da NASA.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade