PUBLICIDADE

Nasa: imagem mostra aglomerado estelar rodeado por nebulosa

7 abr 2010 - 12h24
(atualizado às 12h47)
Compartilhar

A Nasa, agência espacial americana, divulgou esta semana a imagem de um aglomerado aberto localizado na constelação de Cassiopeia, a cerca de 150 anos-luz da Terra. O IC 1848 é rodeado por uma nuvem de gás e poeira, com 150 anos-luz de diâmetro, e teria se formado há um milhão de anos a partir do material liberado pela Nebulosa Alma (Soul nébula).

A cor é representativa: azul representa a luz que é essencialmente das estrelas. Verde e vermelho representam a luz de emissão da poeira quente
A cor é representativa: azul representa a luz que é essencialmente das estrelas. Verde e vermelho representam a luz de emissão da poeira quente
Foto: ESO / Divulgação

A sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) entrou em operação no dia 14 de janeiro e os cientistas da Nasa já receberam mais de 250 mil imagens, indicou a agência espacial americana em comunicado. A missão de WISE deverá terminar em outubro deste ano, quando deve acabar o combustível que alimenta seus instrumentos para funcionar.

"WISE funciona de maneira fabulosa", disse Ed Weiler, administrador adjunto do Diretório de Misiones Científicas da Nasa em Washington. "Estas fotografias estão demonstrando que a missão secundária da sonda de localizar asteroides, cometas e outros objetos será tão importante como observar todo o céu sob luz infravermelha", acrescentou.

Os quatro detectores infravermelhos a bordo da sonda foram usados para captar a imagem. A cor azul representa a luz infravermelha em comprimentos de ondas de 3,4 e 4,6 mícrons, que é essencialmente a luz das estrelas. Verde e vermelho representam a luz aos 12 e 22 mícrons, que é essencialmente de emissão da poeira quente.

As nebulosas são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma. São regiões de constante formação estelar.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade