PUBLICIDADE

Nasa escolhe 8 novos candidatos a astronautas; 4 são mulheres

17 jun 2013 - 22h25
(atualizado em 19/6/2013 às 07h14)
Compartilhar

Pela primeira vez em quatro anos, a Nasa selecionou um novo grupo de oito candidatos a astronautas entre mais de 6,1 mil solicitações, informou nesta segunda-feira a agência espacial americana.

O grupo inclui quatro mulheres, a porcentagem mais alta de candidatas femininas que a Nasa selecionou em sua história.

Essa seleção aconteceu na véspera do 30º aniversário da primeira viagem ao espaço de uma mulher americana, Sally Ride, que morreu em 2012.

Os candidatos "receberão uma ampla gama de instrução técnica em centros espaciais de todo o mundo a fim de preparar-se para expedições a órbitas terrestres baixas, um asteroide e Marte", afirmou a Nasa.

O programa de capacitação de astronautas americanos fez uma pausa depois que chegou ao fim a era dos ônibus espaciais que, durante três décadas, levaram exploradores a órbitas e os trouxeram de volta à Terra.

"Estes novos exploradores espaciais pediram para incorporar-se à Nasa porque sabem que aqui fazemos coisas grandes e audazes no desenvolvimento para seguir adiante no espaço", disse o administrador da agência, Charles Bolden.

"Estão prontos para participar da primeira missão humana a um asteroide e depois a Marte", acrescentou.

A diretora do Centro Espacial Johnson de Houston, Ellen Ochoa, assegurou que a seleção de quatro mulheres "não foi deliberada, mas realmente porque eram as candidatas mais qualificadas".

"Acho que é uma grande homenagem às mulheres de hoje, que estão entrando em campos que são muito mais exigentes", completou.

A próxima seleção de astronautas acontecerá "provavelmente nos próximos dois ou quatro anos", e buscará manter o "número ideal de entre 45 e 55 astronautas" no Centro Espacial Johnson, explicou a diretora de operações de astronautas, Janet Kavandi.

EFE   
Compartilhar
Publicidade