PUBLICIDADE

vc repórter: Nasa divulga vídeo da maior explosão já registrada na lua

18 mai 2013 - 12h14
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Nasa registra momento em que meteoro se choca com a Lua:

Cientistas da Nasa divulgaram, na última sexta-feira, um vídeo que mostra o exato momento em que uma rocha de 40 quilos atinge a superfície lunar, resultando na maior explosão já registrada desde que a agência espacial americana começou a monitorar os impactos dos meteoritos na lua, há oito anos.

A imagem foi captada por um dos telescópios que monitora a lua, e o impacto foi primeiramente notado pelo cientista Ron Suggs: “era tão brilhante”, relembra. Segundo a Nasa, qualquer um que estivesse observando para a lua a olho nu no momento do impacto poderia ter visto o brilho causado pela explosão

A rocha, de cerca de 30 cm de diâmetro, viajava a 90.123 km/h no momento do choque, e causou uma explosão equivalente a 5 toneladas de dinamite. Um satélite da Nasa na órbita lunar busca agora a cratera formada pelo impacto, que os cientistas acreditam que teria um tamanho de até 20 metros.

<p>Nasa capturou o exato instante em que rocha colidiu com a superfície lunar, causando um flash de luz visível a olho nu</p>
Nasa capturou o exato instante em que rocha colidiu com a superfície lunar, causando um flash de luz visível a olho nu
Foto: Nasa / Reprodução

O internauta Maurício Herculano de Oliveira, de Guarulhos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade