PUBLICIDADE

Nasa divulga imagem nos 37 anos de missão com soviéticos

17 jul 2012 - 19h46
Compartilhar

Em 17 de julho de 1975, a Guerra Fria foi colocada de lado e astronautas soviéticos e americanos tiveram um encontro no espaço. O programa Apollo-Soyuz levou os astronautas Tom Stafford, Donald K. "Deke" Slayton e Vance Brand em um módulo de serviço Apollo. Eles acoplaram a uma nave Soyuz e encontraram os cosmonautas Aleksey Leonov e Valeriy Kubasov.

Cosmonauta soviético e astronauta americano se encontram no espaço
Cosmonauta soviético e astronauta americano se encontram no espaço
Foto: Nasa / Divulgação

A corrida espacial começou com o lançamento do Sputnik em 1957. Com medo do poderoso foguete que levava o satélite, os Estados Unidos investiram pesado na pesquisa nessa área. Em 1961, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, reconheceu que os soviéticos "saíram na frente", mas anunciou que levaria o homem à Lua em uma batalha "entre liberdade e tirania".

Os soviéticos levaram o primeiro homem ao espaço, mas o primeiro voo tripulado à Lua foi americano. Após 1972, com o fim das missões lunares, os dois corredores perderam fôlego - estava na hora de juntar forças.

O sistema de doca foi criado pela Nasa. Segundo a agência, a missão demonstrou pela primeira vez que duas espaçonaves diferentes podem acoplar no espaço. Hoje, americanos e russos estão há mais de 10 anos juntos no projeto da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade