0

Nasa divulga 1ª imagem da sonda Messenger na órbita de Mercúrio

29 mar 2011
19h25
atualizado às 19h29

A agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta terça-feira uma imagem feita pela sonda Messenger após entrar na órbita de Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar e também o mais próximo do Sol. "Esta é a primeira imagem obtida a partir de uma nave espacial em órbita em torno do planeta", explicaram os cientistas em um comunicado.

A primeira fotografia mostra uma paisagem cinzenta, coberta por crateras. Segundo a Nasa, outras 363 imagens foram feitas pela sonda Messenger durante seis horas de observação em torno do planeta. Os coordenadores da missão disseram que a nave fez uma pausa em seu trabalho de reconhecimento fotográfico apenas o tempo suficiente para transmitir as novas imagens à Terra.

Enviada ao espaço em 2004, a sonda Messenger entrou na órbita de Mercúrio no dia 17 de março de 2011 e deve permanecer na missão por pelo menos um ano. A fase principal terá início no dia 4 de abril, quando a sonda vai começar o mapeamento de toda a superfície de Mercúrio, um processo que deve resultar em cerca de 75 mil imagens.

Os cientistas acreditam que, ao conhecer Mercúrio mais detalhadamente, será possível compreender melhor como a Terra e os outros planetas do Sistema Solar se formaram.

A agência espacial americana divulgou a primeira imagem feita pela sonda Messenger do planeta mais próximo do Sol
A agência espacial americana divulgou a primeira imagem feita pela sonda Messenger do planeta mais próximo do Sol
Foto: Nasa / Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade