PUBLICIDADE

Nasa descarta impacto de asteroide DA14 com a Terra

7 fev 2013 - 19h16
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O asteroide DA14, de pouco mais de 45 metros de diâmetro, passará no dia 15 de fevereiro, na semana que vem, a apenas 27,3 mil quilômetros da Terra, embora a Nasa tenha descartado nesta quinta-feira a possibilidade de um impacto.

"É a passagem mais próxima da Terra de um asteroide deste tamanho que se tem registro", disse Donald Yeomans, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), em Pasadena, Califórnia, durante uma teleconferência.

Yeomans, membro do Departamento do Programa de Objetos Próximos à Terra (Neo, por sua sigla em inglês), acrescentou que a órbita do asteroide "está muito bem delimitada" e afirmou que o astro "não poderá impactar" contra a Terra.

A hora exata de maior proximidade de sua órbita com a Terra será próximo das 19h40 GMT (17h40 de Brasília) de sexta-feira da semana que vem, quando o asteroide estará sobre o oceano Índico.

A Nasa está rastreando a trajetória do DA14 há mais de um ano, quando o asteroide foi descoberto pelos cientistas do Observatório Astronômico da Sagra (Granada), na Espanha. O DA14 tem uma massa aproximada de 130 mil toneladas e viaja pelo espaço a uma velocidade de 27,7 mil km/h.

Timothy Spahr, diretor do Centro de Planetas Menores do Centro de Astrofísica de Cambridge (Massachusetts), disse que devido ao seu reduzido tamanho o asteroide "não poderá ser visto a olho nu", e que "a melhor observação ocorrerá com fundo noturno, na Austrália ou Ásia".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade