PUBLICIDADE

Nasa confirma que encontrou evidências de água líquida em Marte

28 set 2015 - 13h38
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nesta segunda-feira que encontrou as "provas mais sólidas" até o momento sobre a existência de água líquida em Marte.

Há "evidência espectral" de que as linhas em quatro lugares diferentes da superfície de Marte "confirmam a hipótese" que existem por conta da "atividade atual de água salobra", segundo os pesquisadores de um estudo que será apresentado nesta semana no Congresso de Ciência Planetária Europeu, realizado em Nantes (França).

"A água é essencial para a vida como a conhecemos", assinalam os especialistas, cuja pesquisa foi publicada nesta segunda-feira na revista especializada "Nature Geoscience".

"A presença de água líquida em Marte hoje tem implicações astrobiológicas, geológicas e hidrológicas e pode afetar a exploração humana do futuro".

O estudo foi realizado por cientistas do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, do Laboratório de Física Aplicada John Hopkins, da Universidade do Arizona, do Instituto de Pesquisa Southwest e do Laboratório de Planetologia e Geodinâmica de Nantes.

"Algo está hidratando esses sais, e parecem ser raios que vão e vêm com as estações. Isso significa que a água em Marte é mais salobra do que pura. E faz sentido, porque os sais reduzem o nível de congelamento de água", analisou um dos pesquisadores, Lujendra Ojha.

Para chegar a essas conclusões, os especialistas usaram a análise de imagens registradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, lançada em 2005, que mostram que as linhas escuras que aparecem por temporadas na superfície do planeta correspondem à água salobra que flui pelas encostas dos montes marcianos.

Os cientistas da Nasa já tinham determinado que Marte teve um oceano há cerca de 4,5 bilhões de anos que ocupou 19% do planeta, e que poderia esconder sob sua superfície uma caixa de água ou gelo, mas a nova pesquisa acrescenta novos dados neste sentido.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade