PUBLICIDADE

Nasa confia em sua aliança com Moscou, apesar de crise na Ucrânia

27 mar 2014 - 15h50
Compartilhar

O chefe da Nasa, Charles Bolden, reiterou perante o Congresso dos Estados Unidos sua confiança na colaboração espacial com a Rússia, da qual dependem para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), apesar das divergências sobre a situação na Ucrânia.

"Acredito que estão tão interessados quanto nós em manter esta colaboração", disse Bolden em uma audiência perante o Subcomitê para o Espaço e a Ciência da Câmara dos Deputados.

"Eu não estou ciente de qualquer ameaça" a esta cooperação, disse Bolden, ressaltando que a Nasa mantém contato diário com a agência russa Roscosmos.

Bolden, ex-astronauta que participou de missões espaciais com cosmonautas, afirmou que a Rússia também precisa dos Estados Unidos para manter o funcionamento da ISS, já que o controle de voo orbital é feito a partir de Houston (Texas).

A Roscosmos cobra da Nasa 70,7 milhões de dólares por cada lugar na nave espacial Soyuz, o que inclui treinamento.

Washington financia com entre 3 e 4 milhões de dólares as operações da estação anualmente.

Os dois ex-protagonistas da Guerra Fria têm posições opostas sobre a atual crise na Ucrânia. Após a anexação da Crimeia à Rússia, Washington e a União Europeia têm implementado sanções contra Moscou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade