PUBLICIDADE

Nasa: condições para lançamento do Endeavour são favoráveis

15 mai 2011 - 17h39
(atualizado às 18h19)
Compartilhar

Todas as condições estão favoráveis neste domingo para o lançamento, na segunda-feira, do ônibus espacial Endeavour. O voo, que será o último desta nave e o penúltimo do programa de ônibus espaciais, terá seis astronautas a bordo e está previsto para às 8h56 local (9h56 de Brasília).

Ônibus espacial Endeavour está pronto para o lançamento
Ônibus espacial Endeavour está pronto para o lançamento
Foto: EFE

"As previsões meteorológicas seguem dando 70% de probabilidade de que haja condições favoráveis na segunda-feira pela manhã", disse Allard Beutel, porta-voz do Centro Espacial Kennedy. O lançamento - que estava programado inicialmente para 29 de abril, mas sofreu problemas técnicos - levará à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) um importante experimento físico para estudar a origem do universo.

O programa americano de ônibus espaciais, que já possui 30 anos, terminará formalmente em 2011 com esta missão do Endavour e com o último voo do Atlantis, possivelmente em julho. A partir de então, os astronautas americanos dependerão de cápsulas espaciais russas para ir e vir da ISS.

"Os reparos feitos nestas duas últimas semanas já estão terminados, todas as peças suspeitas foram repostas e todas as provas destes sistemas terminaram. Está tudo bem", explicou Jeff Spaulding, diretor de provas do ônibus espacial em uma conferência de imprensa na sexta-feira. "Estamos prontos para o lançamento", completou.

A contagem regressiva começou oficialmente na sexta-feira às 8h de Brasília, sendo que os seis membros da tripulação - cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia - chegaram ao centro espacial Kennedy na quinta-feira. O abastecimento do tanque externo de combustível começará às 23h36 local de domingo (0h36 de segunda-feira em Brasília).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade