PUBLICIDADE

Nasa comemora aumento de verba graças a orçamento de Obama

Obama anunciou planos para uma missão de exploração da lua de Júpiter, Europa

2 fev 2015 - 21h00
(atualizado às 21h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acena enquanto caminha para o helicóptero presidencial na Casa Branca. 21/01/2015
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acena enquanto caminha para o helicóptero presidencial na Casa Branca. 21/01/2015
Foto: Larry Downing / Reuters

A Nasa celebrou nesta segunda-feira a proposta do presidente Barack Obama para aumentar a verba da agência espacial americana e anunciou planos para uma missão de exploração da lua de Júpiter, Europa.

O administrador da agência, Charles Bolden, disse no centro espacial Kennedy, na Flórida, que a Nasa deu passos largos em sua jornada rumo a Marte - onde uma missão humana está planejada para 2024 - com um voo de testes quase perfeito com a nova nave espacial Orion.

Ele também mencionou o sucesso na transferência das missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional a parceiros comerciais, que tem os primeiros voos tripulados previstos para 2017.

Embora o projeto de orçamento de quase 4 trilhões de dólares de Obama precise vencer uma colina íngreme em um Congresso controlado pelos Republicanos, o apoio à agência espacial tende contar com a adesão dos dois partidos.

"O presidente Obama está propondo um orçamento para o ano fiscal de 2016 de 18,5 bilhões de dólares para a Nasa, elevando os significativos investimentos que o governo fez no programa espacial americano nos últimos seis anos", afirmou Bolden em transmissão online exibida em centros mostrada em centros da Nasa em todo o país.

Obama encerra visita à Índia e ressalta desenvolvimento social:

"Isso representa um aumento de meio bilhão de dólares sobre o orçamento do ano passado, e é claramente um voto de confiança em vocês - os funcionários da Nasa - e no ambicioso programa de exploração que vocês estão executando", acrescentou.

Bolden afirmou que as áreas-chave da Nasa são continuar a preparar uma missão tripulada a Marte, assim como desenvolver sistemas avançados de propulsão solar elétrica, necessários para uma missão de redirecionamento de um asteroide.

"Nós identificados alguns asteroides que poderiam ser bons candidatos e vamos tomar uma decisão em breve sobre uma opção de captura", prosseguiu.

Bolden também falou sobre uma nova missão para Júpiter, mas deu poucos detalhes.

"Olhando para o futuro, nós estamos planejando uma missão para explorar a fascinante lua Europa de Júpiter, selecionando instrumentos nesta primavera e passando para a próxima fase do trabalho", prosseguiu.

Em 2011, a Nasa enviou uma nave espacial movida à energia solar de 1 bilhão de dólares, chamada Juno, para uma missão de cinco anos a Júpiter.

Juno, que deve chegar em julho de 2016, foi lançada pouco mais de duas semanas após a última missão espacial retornar para a Terra e do encerramento definitivo do programa de 30 anos de ônibus espaciais.

A Agência Espacial Europeia já tem uma nave espacial não tripulada nos trabalhos de exploração das luas congeladas de Júpiter, incluindo Europa.

A sonda de exploração das luas congeladas de Júpiter (JUICE, sigla em inglês) tem chegada em Júpiter prevista para 2030 para uma missão com duração de três anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade