Nasa adia missão de carga para efetuar reparos na ISS

17 dez 2013 - 21h38

A Nasa adiou nesta terça-feira uma missão de envio de carga à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e marcou três caminhadas espaciais para que os astronautas possam consertar um sistema de resfriamento danificado no laboratório orbital.

A decisão significa o adiamento, até o ano que vem, da primeira missão de abastecimento regular à ISS da companhia privada Orbital Sciences.

No lugar dela, dois astronautas americanos farão três caminhadas espaciais, a última prevista para o Dia de Natal, a fim de reparar o dano que já dura uma semana.

"Os astronautas da Nasa Rick Mastracchio e Mike Hopkins vão remover um módulo de bombeamento que contém uma válvula defeituosa", explicou a Nasa em um comunicado.

"Eles vão substituí-lo por uma peça sobressalente que está armazenada em uma plataforma no compartimento de carga externo", continuou.

Em 11 de dezembro, a válvula defeituosa provocou um colapso em um dos circuitos externos de resfriamento da estação, onde amônia líquida circula do lado de fora da estação para manter os equipamentos internos e externos refrigerados, informou a agência espacial americanas.

Tentativas de reparar o problema na Terra aparentemente não foram suficientes para permitir à missão da Orbital atracar na estação orbital para descarregar provisões.

A Nasa informou que as três caminhadas espaciais estão previstas para os dias 21, 23 e 25 de dezembro.

A tripulação de seis homens a bordo da ISS nunca esteve em risco por causa da falha, mas a Nasa informou que gostaria de ver o sistema consertado definitivamente o mais rápido possível.

A empresa Orbital Sciences fez um lançamento de demonstração e acoplamento na ISS em setembro, revelando sua capacidade de realizar a missão e abrindo o caminho para futuras viagens de abastecimento.

Depois que a Nasa perdeu a capacidade de chegar ao espaço com a aposentadoria, em 2011, do programa dos ônibus espaciais, as companhias privadas Orbital Sciences e a SpaceX se apresentaram para preencher o vácuo com naves próprias de carga.

As duas empresas têm contratos lucrativos com a agência espacial americana para abastecer a ISS.

A SpaceX, sediada na Califórnia e de propriedade do empresário da internet Elon Musk, se tornou a primeira empresa privada a chegar à ISS em 2012 e tinha um contrato de US$ 1,6 bilhão para 12 missões com sua cápsula espacial Dragon.

A Orbital Sciences tem um contrato de US$ 1,9 bilhão com a Nasa por oito missões de carga para a ISS, transportando provisões, comida, experimentos científicos e peças de reposição.

A última vez que astronautas fizeram caminhadas espaciais para substituir uma bomba de amoníaco defeituosa foi em 2010, e o conserto também precisou de três caminhadas espaciais para ser feito.