PUBLICIDADE

Nasa adia lançamento da nave Endeavour para 29 de abril

4 abr 2011 - 13h23
(atualizado às 13h47)
Compartilhar

A Nasa anunciou nesta segunda-feira que adiou o lançamento da nave espacial Endeavour em 10 dias, marcado agora para o dia 29 de abril. Segundo a agência espacial americana, o atraso foi motivado por um conflito de calendário com a nave russa Progress, que será lançada no dia 27 e chegará à Estação Espacial Internacional (ISS) dois dias mais tarde.

"Após os debates entre os membros da Estação Espacial Internacional no domingo, a Nasa fixou o lançamento da missão STS-134 da nave espacial Endeavour para a sexta-feira, 29 de abril", informou a Nasa em comunicado. A partida deve acontecer às 16h47 do horário de Brasília.

No entanto esta não é a data definitiva. Os operários da Nasa realizarão uma revisão do plano de voo no dia 19 de abril para avaliar a preparação do equipamento para o lançamento. O Endeavour já se encontra na plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para submeter-se às revisões técnicas pertinentes antes do que será seu último voo.

Durante a missão de 14 dias, o Endeavour entregará o Espectrômetro Alfa Magnético (AMS) e peças de reposição incluindo duas antenas de comunicações de banda-S, um tanque de gás de alta pressão, o sistema robótico canadense Dextre e escudos para proteger a nave de micrometeoritos.

O astronauta Mark Kelly comandará missão, o piloto Greg Johnson, os especialistas de missão, Mike Fincke, Drew Feustel, Greg Chamitoff e o italiano Roberto Vittori, completam a tripulação.

O Endeavour já está na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida
O Endeavour já está na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida
Foto: Nasa / Divulgação
EFE   
Compartilhar
Publicidade