1 evento ao vivo

Moradores relatam explosão de corpo celeste em província cubana

A informação foi divulgada após a queda de meteorito ter deixado ao menos 950 feridos na Rússia nesta sexta-feira

15 fev 2013
12h29
atualizado às 12h30
  • separator
  • comentários

Após a queda de meteorito ter causado pânico e deixado ao menos 950 feridos na Rússia nesta sexta-feira, moradores da cidade de Rodas, província de Cienfuegos, em Cuba, disseram ter presenciado a queda e a explosão de um corpo celeste na noite de quarta-feira.

Meteorito caiu na Rússia deixando centenas de feridos
Meteorito caiu na Rússia deixando centenas de feridos
Foto: Oleg Kargopolov / AFP

Segundo informações de uma emissora local, os cubanos afirmam que o corpo celeste explodiu no céu, provocando uma luz intensa e fazendo as casas do município tremerem. O feixe de luz teria o tamanho de um ônibus.

Um morador de Rodas disse que, "por volta das 20h locais de quarta-feira, uma luz se movia no céu e se converteu em uma chama muito grande". Depois de três minutos, segundo ele, pode-se ouvir uma explosão.

Especialistas cubanos acreditam que o fenômeno tenha sido causado por fragmentos de pedras e metais que ingressam na atmosfera em alta velocidade. Eles procuram restos dos fragmentos no solo.

Meteorito na Rússia

Explosões no céu da região dos Montes Urais, na Rússia, geradas pela queda de um meteorito, causaram pânico e danos em ao menos seis cidades e deixaram ao menos 950 pessoas feridas. Testemunhas disseram que casas estremeceram, janelas explodiram, a energia elétrica caiu em alguns locais e celulares pararam de funcionar.

O fenômeno atmosférico gerou consequências nas cidades de Chelyabinsk, Yekaterinburg e Tyumen, entre outros. A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) confirmou que o evento não tem relação com o asteroide 2012 DA14, que deve passar próximo à Terra nesta sexta-feira.

 

 

Fonte: Informações da agência Ansa Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade