PUBLICIDADE

Missão a Marte atinge 2º estágio, e Índia supera China na corrida espacial

1 dez 2013 - 13h45
(atualizado às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira missão da Índia rumo a Marte deixou a órbita da Terra neste domingo, livrando-se de um obstáculo crítico na sua viagem ao planeta vermelho e superando os esforços no espaço da rival China.

O sucesso da nave espacial, cuja previsão é de orbitar Marte até setembro do ano que vem, colocaria a Índia em um pequeno clube que inclui Estados Unidos, Europa e Rússia, cujas sondas orbitaram ou pousaram em Marte.

A aventura da Índia, chamada Mangalyaan, ainda vai enfrentar mais obstáculos durante a sua viagem a Marte. Menos da metade das missões rumo ao planeta são bem sucedidas.

"Enquanto a Mangalyaan leva 1,2 bilhão de sonhos para Marte, nós lhes desejamos bons sonhos!", disse a agência espacial da Índia em um tweet, logo após o evento, referindo-se à população do segundo país mais populoso do mundo.

A China, um concorrente incisivo na corrida espacial, avaliou a possibilidade de colocar um homem na lua em algum momento depois de 2020 e planeja pousar sua primeira sonda na lua na segunda-feira.

Ela vai pousar um veículo chamado "Jade Rabbit" (coelho de jade) para explorar a superfície lunar em uma missão que também irá testar suas tecnologias de comunicação no espaço sideral.

A sonda de Marte da China foi acoplada a uma nave russa que não conseguiu deixar a órbita da Terra em novembro de 2011. A nave se desfez na atmosfera e seus fragmentos caíram no Oceano Pacífico.

A missão da Índia exibe a tecnologia barata do país, aumentando a esperança de que ela poderá capturar uma fatia maior do mercado global espacial de 304 bilhões de dólares, que inclui o lançamento de satélites para outros países, dizem analistas.

"Dada a efetividade de custo da sua tecnologia, a Índia é atraente", disse Rajeswari Pillai Rajagopalan, especialista em segurança espacial do instituto de pesquisas Observer Research Foundation em Nova Délhi.

A missão da Índia para Marte, de baixo custo, é de 4,5 bilhões de rupias (73 bilhões de dólares), um pouco mais de um décimo do custo da última missão da Nasa para lá, que foi lançada em 18 de novembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade