PUBLICIDADE

Meteorito de 1 quilo cai sobre lago Baikal na Rússia

Especialistas acreditam que o meteorito foi desviado de sua trajetória original

28 out 2015 - 13h50
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Um meteorito caiu sobre o lago Baikal na Rússia, o mais profundo do mundo, informou nesta quarta-feira (28) o Observatório Astronômico da Universidade de Irkutsk, na Sibéria.

Siga Terra Notícias no Twitter

Nas imagens gravadas por testemunhas oculares do incidente ocorrido em 22 de outubro, um grande bólido é visto a uma velocidade de 13 a 10 metros por segundo.

Uma das partes se desprendeu do meteoro antes do resto cair, supostamente, na superfície do lago a um quilômetro do litoral, segundo os cientistas que estimaram sua massa em um quilo e seu tamanho em 10 centímetros.

Segundo o comunicado postado pelo observatório em seu site, o astro foi detectado a uma altura de 67,2 quilômetros e seu contato se perdeu a cerca de 62,1 quilômetros da Terra.

Os especialistas consideram que o meteorito foi desviado de sua trajetória original, motivo pelo qual foi parar em nosso planeta.

Em fevereiro de 2013, outro meteorito, embora de dezenas de toneladas de peso e vários metros de diâmetro, semeou o pânico ao cair em uma zona povoada da região russa dos Urais, onde deixou mais de mil feridos.

Cosmonautas russos fazem malabarismo com frutas no espaço:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade