PUBLICIDADE

Japoneses testam robô desenvolvido para fazer companhia a astronautas

20 dez 2013 - 00h11
(atualizado às 01h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O astronauta japonês Koichi Wakata manteve com sucesso a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) uma conversa com um robô projetado para se comunicar com humanos e fazer companhia aos tripulantes da plataforma.

Wakata conversou com o robô humanoide ao vivo na TV japonesa
Wakata conversou com o robô humanoide ao vivo na TV japonesa
Foto: Reuters

Imagens transmitidas nesta sexta-feira pela rede de televisão pública japonesa NHK mostraram um fragmento da conversa que Wakata e o androide, batizado de Kirobo, mantiveram no dia 6 de dezembro enquanto orbitavam ao redor da terra a bordo da ISS.

No fragmento emitido o cosmonauta pergunta em japonês a Kirobo como chegou a bordo da ISS, ao que a máquina responde, usando gestos com as mãos e o corpo, que chegou a bordo do veículo de transferência de carga Konotori IV, que foi lançado em agosto deste ano.

Em declarações publicadas pela NHK, um dos desenvolvedores, Fuminori Kataoka, explicou que a equipe por trás do projeto ficou muito satisfeita com o resultado após quase três anos de trabalho.

O projeto foi executado conjuntamente pelo Centro de Pesquisa para Ciências e Tecnologias Avançadas, pela Universidade de Tóquio e pela empresa Robo Garage.

Também colaboraram a Agência Aeroespacial japonesa, a Dentsu, maior agência de comunicação do Japão e quinta maior do mundo, que desenvolveu os conteúdos das falas do robô, e a Toyota Motor, maior fabricante de veículos mundial, que trabalhou no sistema de reconhecimento de voz.

O objetivo do programa é melhorar o entendimento entre os tripulantes e o pessoal de controle e contribuir para as pesquisas sobre comunicação entre humanos e robôs.

O Kirobo, que se comunica através de uma combinação de "ações autônomas e operações remotas", tem 34 centímetros de altura, peso em torno de um quilo e é equipado com uma câmera de reconhecimento facial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade