PUBLICIDADE

Japão lança com sucesso foguete espacial com tecnologia espanhola

4 ago 2013 - 02h40
(atualizado às 03h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Um foguete japonês que deve transportar equipamentos à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), entre eles dois satélites que incorporam tecnologia desenvolvida por uma empresa espanhola, foi lançado neste domingo com sucesso, informou a Agência Aeroespacial do Japão (Jaxa).

O foguete tipo H-IIB foi lançado às 4h48 (horário local, 16h48 do sábado em Brasília) desde a estação espacial da ilha de Tanegashima, na Prefeitura de Kagoshima (sudoeste do Japão), com o veículo de transferência de carga Konotori IV a bordo.

Quase 15 minutos após ser lançado, e uma vez em órbita, a unidade de carga se separou do foguete como estava previsto, assegurou a Jaxa.

Espera-se que o Konotori IV alcance na próxima sexta-feira 9 de agosto à ISS, até a qual deve transportar uma carga de 5,4 toneladas, no qual estão incluídos dois satélites Ardusat que incorporam sensores de medição de radiação produzidos pela empresa espanhola Libelium.

Estes sensores funcionam como um contador Geiger, embora tenham sido desenvolvidos para ter um tamanho e peso mínimos (4 por 3 centímetros e cerca de 40 gramas).

Os dispositivos detectam as partículas gama produzidas em qualquer lugar do espaço e permitem medir os níveis de radioatividade espacial gerados por fenômenos como as tempestades solares, segundo detalhou a empresa em comunicado.

Na carga do Konotori IV também se inclui comida para os astronautas, e outras equipes destinadas ao módulo experimental japonês Kibo que há a bordo da ISS.

Entre estes equipamentos está o androide Kirobo, cuja incumbência é o de se comunicar com o astronauta japonês Koichi Wakata, no que vai representar o primeiro experimento deste tipo no espaço exterior.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade