PUBLICIDADE

Japão aprova um canhão espacial para explorar subsolo de asteroide

23 out 2013 - 09h50
(atualizado em 25/10/2013 às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Canhão espacial vai retirar amostra de asteroide:

A agência de exploração espacial japonesa Jaxa anunciou nesta quarta-feira ter testado com sucesso uma espécie de canhão espacial que deverá retirar amostras do subsolo do asteroide "1999JU3".

Este instrumento, uma combinação entre uma bomba e um canhão, equipará a sonda Hayabusa-2, que decolará no próximo ano para tirar amostras do asteroide em 2018 e trazê-las de volta à Terra em 2020.

Quando alcançar a órbita desejada do pequeno asteroide, a sonda Hayabusa-2 liberará este "canhão espacial" e depois ficará à espera do outro lado do asteroide. O canhão então lançará uma bala de metal sobre o asteroide para criar uma cratera na qual, posteriormente, pousará a sonda que vai recolher as amostras do subsolo.

Os cientistas da Jaxa consideram que é mais interessante analisar o subsolo que a superfície do asteroide, pois o material externa fica alterado por sua exposição permanente aos raios cósmicos.

Uma sonda similar ao Hayabusa-2 foi lançada em 2003 para tirar amostras do asteróide Itokawa, apesar de empregando uma técnica diferente.

Compreender os materiais dos corpos celestes pode ajudar, explicou Jaxa, a explicar melhor as condições de formação da Terra e a aparição da vida.

Espaço em setembro: Voyager deixa o Sistema Solar e Nasa encontra água em Marte

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade