PUBLICIDADE

Japão adia lançamento da sonda espacial Hayabusa 2 por mau tempo

28 nov 2014 - 08h56
Compartilhar

A Agência Aeroespacial japonesa (JAXA) anunciou nesta sexta-feira o adiamento do lançamento previsto para domingo da sonda espacial Hayabusa 2, por conta das más condições climatológicas.

O lançamento da segunda sonda do programa Hayabusa, o primeiro que conseguiu trazer para a terra amostras de um asteroide, será realizado na segunda-feira ou na terça-feira, dependendo do tempo, desde o centro espacial da ilha de Tanegashima (sudoeste) a bordo de um foguete H-IIA.

Hayabusa 2, que demorará cerca de 3 anos e meio para alcançar seu objetivo, pretende colher desta vez pedras e areia do asteroide 1999JU3, que acredita-se que poderia abrigar água e substâncias orgânicas.

Se a missão tiver êxito, a sonda trará outra vez amostras em uma cápsula em dezembro de 2020, após um ano e meio de pesquisas em torno do asteroide.

Segundo destacaram especialistas na matéria, os resíduos que a nave irá trazer poderá ter pistas sobre o histórico químico do fragmento e oferecer assim novas informações sobre a origem da vida na Terra.

O 1999JU3, descoberto em 1999 pelo programa de pesquisa americano LINEAR, faz parte dos chamados asteroides Apolo, um dos três grupos que estão mais próximos da Terra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade