PUBLICIDADE

Irã lança foguete ao espaço com macaco a bordo

28 jan 2013 - 12h25
(atualizado às 13h15)
Compartilhar

O Irã lançou nesta segunda-feira ao espaço um foguete com um macaco a bordo, informou o órgão espacial iraniano através da agência oficial "Irna".

As fontes disseram que o foguete, após completar as etapas previstas e alcançar velocidade, aceleração e altitude desejadas, retornou à terra com o macaco em segurança.

Segundo a agência oficial, o foguete, denominado "Pishgam", atingiu uma altura de 120 quilômetros, e seu lançamento foi "um sucesso", já que foi enviado um ser vivo com uma fisiologia parecida à do ser humano e sobreviveu à experiência.

O projeto incluiu o conjunto do motor do foguete, a plataforma de lançamento e as estações terrestres instaladas para estabelecer comunicação, além do macaco.

Previamente, o diretor do programa espacial iraniano, Hamid Fazeli, havia anunciado que seu país tinha previsto lançar ao espaço um foguete com um símio a bordo durante a comemoração do 34º aniversário do triunfo da revolução islâmica, entre os dias 1 e 11 de fevereiro.

Em declarações divulgadas pela agência local de notícias iraniana "Mehr", Fazeli explicou que o lançamento faz parte de um ambicioso projeto nacional que tem como objetivo "pôr em órbita um homem em um período que pode oscilar entre cinco e oito anos".

"Com o lançamento desta cápsula, os preparativos do projeto de enviar um ser humano ao espaço tomarão forma imediata", afirmou.

O programa espacial iraniano é visto com receio pelos países ocidentais já que algumas das aplicações para o lançamento de satélites servem também para melhorar o sistema dos mísseis balísticos do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade