PUBLICIDADE

Há 167 anos, era descoberto o 1º planeta previsto matematicamente

Netuno foi o primeiro planeta cuja existência não foi prevista por observação

23 set 2013 - 08h43
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários
A sonda Voyager 2 registrou essa imagem durante sua passagem por Netuno em 1989
A sonda Voyager 2 registrou essa imagem durante sua passagem por Netuno em 1989
Foto: Nasa / Divulgação

Uma das características da astronomia é que ela consegue prever com precisão o movimento dos principais corpos estudados. Com muitos anos de antecedência, sabemos o dia exato de um eclipse, por exemplo. Contudo, quando o planeta Urano não se movia conforme o previsto, os cientistas dessa área sabiam que havia algo errado. Coube a um matemático, o francês Urbain Joseph Le Verrier, propor a massa e posição de outro corpo que estaria influindo no movimento de Urano. Esse objeto depois ganhou o nome de Netuno, o primeiro planeta cuja existência foi prevista matematicamente, e não por observação.

A princípio, Le Verrier foi ignorado pelos astrônomos franceses. Ele então mandou seus cálculos para Johann Gottfried Galle, do observatório de Berlim. Este encontrou Netuno logo na primeira noite de busca, em 1846. Dezessete dias depois, ele achou Tritão, sua maior lua.

Independentemente do colega, John Couch Adams também previu a existência de Netuno - mas ao contrário de Le Verrier -, nunca publicou seu trabalho. Galle quis nomear o planeta em homenagem ao matemático francês, mas a ideia não foi aceita pela comunidade astronômica, que decidiu seguir a tradição e dar o nome do deus romano dos mares.

Desde o "rebaixamento" de Plutão a planeta-anão, Netuno é considerado o último planeta do Sistema Solar. A 4,5 bilhões de quilômetros do Sol, um ano netuniano (o tempo que ele leva para orbitar nossa estrela) leva 165 anos terrestres. Além disso, fica tão distante da Terra que não conseguimos vê-lo a olho nu.

De chuva de meteoros a gêmea solar, veja fotos do espaço em agosto

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/melhores-fotos-astronomia/" href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/melhores-fotos-astronomia/">Melhores fotos de astronomia de 2013</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade