PUBLICIDADE

Há 15 anos, morria Alan Shepard, 1º americano no espaço

Shepard foi ainda o primeiro homem a jogar golfe na Lua

21 jul 2013 - 10h31
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Shepard morreu após batalha contra a leucemia
Shepard morreu após batalha contra a leucemia
Foto: Nasa / Divulgação

Em 21 de julho de 1998, em um hospital em Monterey, Califórnia, o astronauta Alan B. Shepard Jr. perdia a última batalha de uma longa guerra contra a leucemia. Shepard gravou seu nome na história por dois feitos: foi o primeiro americano no espaço e o primeiro homem a jogar golfe na Lua.

Na ponta de um foguete derivado de um míssil militar, em uma cápsula apertada - com espaço para apenas uma pessoa -, Alan Shepard foi o primeiro americano a ser lançado ao espaço, em 5 de maio de 1961. Foram apenas 15 minutos, o suficiente para os Estados Unidos darem uma resposta aos feitos da União Soviética, que já havia enviado Yuri Gagarin ao espaço, apenas 23 dias antes.

Após o fracasso na Baía dos Porcos e o lançamento de Gagarin, o sucesso da missão de Shepard devolveu o ânimo aos americanos e fez o presidente John F. Kennedy anunciar o plano de levar o homem à Lua. E Shepard também chegou lá.

Depois de ser o primeiro americano a chegar ao espaço, a segunda missão de Shepard também entrou para a história. Em 31 de janeiro de 1971, ao lado de Edgar Mitchell, ele pousou na Lua pela missão Apollo 14. Ficou famosa a cena de Shepard lançando bolas de golfe na superfície lunar - novamente, um pioneiro: o primeiro homem a jogar golfe fora da Terra

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/homem-na-lua/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/homem-na-lua/">Homem na Lua</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade