PUBLICIDADE

Há 1 ano, morria Neil Armstrong, 1º homem a pisar na Lua

25 ago 2013 - 09h46
(atualizado às 09h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Neil Armstrong palestra em evento da Nasa em 2012, poucos meses antes de morrer
Neil Armstrong palestra em evento da Nasa em 2012, poucos meses antes de morrer
Foto: Getty Images

Ao ir a um hospital para fazer exames, o astronauta Neil Armstrong descobriu que tinha quatro artérias coronárias entupidas. No dia 6 de agosto de 2012, os médicos tiveram que fazer uma cirurgia de emergência para tentar salvar o primeiro homem a pisar na Lua. Armstrong completara 82 anos no dia anterior e não viveu para ver um novo aniversário. O astronauta morreu alguns dias depois, em 25 de agosto, devido a complicações cardiovasculares.

Leia mais sobre a biografia e os feitos de Neil Armstrong.

Como comandante da missão Apollo 11, Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar na Lua em 20 de julho de 1969. Em nota, a família na data da morte afirmou que Armstrong morreu devido a complicações cardiovasculares, mas não revelou o local onde ele estava. Os familiares o descrevem como um carinhoso marido, pai, avô, irmão e amigo, além de "um relutante herói americano que sempre acreditou que estava fazendo o seu trabalho."

Armstrong nasceu em Wapakoneta, no Estado americano de Ohio, em 1930. Ele foi um apaixonado pela aviação e deixou a universidade em 1950 para lutar na Guerra da Coreia. Na luta, participou de 78 combates aéreos.

Após o conflito, começou a trabalhar como piloto de teste, levando a aeronave X-15 - um misto de avião e foguete - ao limite com o espaço. Foi um dos primeiros astronautas civis e participou do programa Gemini, da Nasa.

Foi o programa Apollo que eternizou o nome deste americano. Atrás dos soviéticos na corrida espacial (que já tinham mandado o primeiro satélite artificial e o primeiro homem ao espaço), o então presidente americano John F. Kennedy prometeu, em 1962, que até o fim da década iria mandar alguém para a Lua.

A preparação incluiu o treinamento para aprender a controlar o módulo lunar. Foi outro momento em que ele esteve próximo da morte. O astronauta teve que ejetar durante um voo para não morrer na queda do equipamento.

Em 16 de julho de 1969, Armstrong deixava a Terra a bordo de um gigantesco foguete Saturn V (o maior já construído pelo ser humano) ao lado dos também americanos Buzz Aldrin e Mike Collins. No dia 20 do mesmo mês, Armstrong anuciava: "A águia pousou". Pouco depois, pisava no nosso satélite natural ao lado de Aldrin. Collins ficou em um módulo em órbita.

Após a Apollo 11 e todas as honrarias que recebeu pelo feito, Armstrong dificilmente apareceu em público. Ele deixou a Nasa e foi para a Universidade de Cincinnati e depois trabalhou em empresas particulares. O homem reservado decepcionava muitos fãs ao frequentemente negar autógrafos e também aos jornalistas que pediam entrevistas. "Não quero ser um monumento vivo."

"No meu ponto de vista, uma grande conquista da Apollo foi a demonstração de que a humanidade não está presa para sempre no seu planeta", disse Armstrong em uma rara aparição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade