PUBLICIDADE

Gelo seco pode ter provocado fendas nas dunas de Marte, diz Nasa

12 jun 2013 - 08h34
(atualizado às 08h36)
Compartilhar
Exibir comentários
A presença de gelo seco explicaria a origem de fendas nas dunas marcianas, segundo novo estudo da Nasa
A presença de gelo seco explicaria a origem de fendas nas dunas marcianas, segundo novo estudo da Nasa
Foto: Nasa / Divulgação

Uma pesquisa divulgada pela Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês) aponta que blocos de CO2 congelados - também conhecido como gelo seco - podem ter deslizado pelas dunas de areia de Marte, provocando sulcos no terreno. Segundo a Nasa, esse processo explicaria as marcas nas dunas mostradas por imagens captadas pela sonda  Mars Reconnaissance Orbiter.

"Eu sempre sonhei em ir para Marte", disse Serina Diniega, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia, e principal autora do estudo, publicado pela revista Icarus. "Agora eu sonho em fazer snowboarding nas dunas de areia marciana sobre um bloco de gelo seco", brincou a especialista.

Os sulcos nas encostas de Marte, chamados de voçorocas lineares, apresentam largura relativamente constante de alguns metros, com as bordas elevadas. Ao contrário do que ocorre na Terra, com a erosão provocada pelo sulcos do fluxo de água, as ranhuras de Marte não apresentam acúmulo de detritos em seu final. 

Comparando as imagens de diferentes períodos em Marte, os cientistas concluíram que os sulcos são formados normalmente durante o começo da primavera. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade