PUBLICIDADE

Foguete com três astronautas é lançado à Estação Espacial

Uma das tripulantes é a primeira italiana que viaja ao espaço. Ela levou uma cafeteira que permitirá pela primeira vez a degustação de um café expresso a bordo da plataforma orbital

23 nov 2014 - 19h35
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Expedi&ccedil;&atilde;o ter&aacute; dura&ccedil;&atilde;o de 169 dias e inclui a recep&ccedil;&atilde;o de naves de carga e um vasto programa de experimentos cient&iacute;ficos</p>
Expedição terá duração de 169 dias e inclui a recepção de naves de carga e um vasto programa de experimentos científicos
Foto: EFE

A nave russa Soyuz TMA-15M foi lançada neste domingo, com três tripulantes a bordo, da base de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Ela decolou às 00h01 de Moscou (19h01 de Brasília) com ajuda de um foguete portador Soyuz-FG, em um lançamento que transcorreu sem contratempos, informaram as agências russas. A nave se acoplará à plataforma orbital dentro de seis horas, após dar quatro voltas ao redor da Terra.

A tripulação é formada pelo russo Anton Shkaplerov, a italiana Samantha Cristoforetti e o americano Terry Virts. Cristoforetti, de 37 anos, astronauta da Agência Espacial Europeia, é a primeira mulher italiana que viaja ao espaço. Em sua bagagem, a astronauta leva uma cafeteira espacial, à qual deu o nome de "ISSpresso" (uma brincadeira com a sigla da estação em inglês), que permitirá pela primeira vez a degustação de um café expresso a bordo da plataforma orbital.

Segundo o plano de voo, a expedição terá uma duração de 169 dias e inclui a recepção de naves de carga, assim como um vasto programa de experimentos científicos.

Os tripulantes da Soyuz TMA-15M são aguardados na plataforma orbital pelos cosmonautas russos Yelena Serova e Aleksandr Samokutyaev, e pelo astronauta americano Barry Wilmore.

A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 100 bilhões no qual participam 16 nações, orbita em uma velocidade de mais de 27.000 km/h a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade