Foguete com carga para a Estação Espacial Internacional explode nos EUA

28 out 2014 - 23h11

Um foguete Antares da empresa privada Orbital Sciences Corporation, com mais de duas toneladas de carga para a Estação Espacial Internacional, explodiu nesta terça-feira pouco após decolar das instalações da Nasa na Ilha Wallops, na Virgínia.

"A Orbital Science Corporation está avaliando o estado da missão", informou a Nasa, que acrescentou que não há indícios que haja pessoas em perigo.

A agência espacial americana informou que a explosão aconteceu seis segundos depois do lançamento do foguete, que ficou em chamas, por causas ainda não determinadas.

"É ainda muito cedo para saber os detalhes do sucedido", indicou em comunicado Frank Culbertson, vice-presidente executivo da companhia.

A equipe da Orbital Sciences está executando seus procedimentos de contingência, assegurando os dados, incluídos todos os de telemetria do veículo de lançamento de Antares e da nave espacial Cygnus.

"Realizaremos uma investigação a fundo imediatamente para determinar a causa deste fracasso e daí medidas poderão ser tomadas para evitar que se repita um incidente como este", disse Culberston.

O foguete Antares levava a cápsula Cygnus carregada com mais de duas toneladas de provisões para os tripulantes do complexo espacial e experimentos.

Esta era a quarta missão da Cygnus, incluindo o voo de teste que fez em 2013, e o primeiro lançamento noturno do foguete Antares.

O lançamento estava previsto inicialmente para segunda-feira, mas foi suspenso porque um navio entrou no perímetro de segurança de vários quilômetros estabelecido ao redor da plataforma de onde partiu o foguete.

Entre a carga científica se encontrava um experimento para realizar observações espaciais de meteoritos no momento de entrada na atmosfera da Terra e várias pesquisas realizadas por estudantes como uma para analisar o efeito da microgravedade no crescimento das plantas.

A cápsula Cynus teria chegado à estação espacial no domingo, dia 2 de novembro.

A Nasa assinou contratos com a Orbital Sciences Corporation, construtora do foguete Antares, e com a Spacex, para transportar carga à ISS, um complexo internacional no qual participam 15 países e que orbita cerca de 385 quilômetros da Terra.

A Orbital também assinou um contratou de US$ 1,9 bilhão com a Nasa para efetuar oito missões de abastecimento não tripuladas com os foguetes Antares e a cápsula Cygnus.

Já a Spacex obteve um contrato de US$ 1,6 bilhão para 12 missões com seu foguete Falcon 9 e sua cápsula Dragon.