PUBLICIDADE

Fenômeno raro é visto no céu do Brasil neste sábado

No Twitter, alguns internautas divulgaram fotos do fenômeno, registrando o quadrilátero formado no céu

18 jul 2015 - 20h42
(atualizado em 20/7/2015 às 18h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Na foto, é possível ver o trapézio formado pela Lua, Vênus, Júpiter e a estrela Régulus
Na foto, é possível ver o trapézio formado pela Lua, Vênus, Júpiter e a estrela Régulus
Foto: @intiwatay / Twitter

Um alinhamento raro de corpos celestes permitiu que os brasileiros observassem, na noite deste sábado (18), um quadrilátero no céu, formado pela Lua, Júpiter, Vênus e pela estrela Régulus. O fenômeno foi observado a olho nu. Os ambientes mais escuros são privilegiados para enxergar a estrela Régulus com mais nitidez.

De acordo com o astrônomo do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, Cláudio Bastos, é interessante aproveitar a oportunidade. O fenômeno ocorre porque os planetas giram em órbitas regulares, ao redor do sol, mantendo certa distância um do outro. O fato de estarem em velocidades diferentes é que modifica a distância entre eles, quando observados a partir da Terra.

O leitor João Batista Barbin Miro registrou o fenômeno no céu de Ribeirão Preto, interior de São Paulo
O leitor João Batista Barbin Miro registrou o fenômeno no céu de Ribeirão Preto, interior de São Paulo
Foto: João Batista Barbin Miro / vc repórter

Siga Terra Notícias no Twitter

No Twitter, alguns internautas divulgaram fotos do fenômeno, registrando o quadrilátero formado no céu. Além da proximidade momentânea entre Júpiter e Vênus, a Lua, que gira ao redor da Terra, também ficou temporariamente enquadrada no mesmo ponto de vista da Terra. Por último, a estrela Régulus na constelação de Leão, que também está projetada neste mesmo enquadramento.

Colaboraram com esta notícia os leitores Roberto Meira, de Brumado (BA), Fernando Delmondes Velozo, de São Paulo (SP), Gláucia dos Reis Moura Fernandes, de Limeira (SP), João Batista Barbin, de Ribeirão Preto (SP), Leandro Amancio Pereira, de Jataí (GO), André Salin de Menezes, de Marabá (Pará), Luiz Alexandre de Souza Magalhães, de Brasília (DF) e Nailde da Silva Celoia, de Umuarama (PR), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade