PUBLICIDADE

Europa acrescenta 2 novos satélites ao sistema de navegação Galileu

11 set 2015 - 00h11
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) colocou em órbita nesta sexta-feira (data local) dois novos satélites para o sistema de navegação Galileu, que já conta com dez dos 26 dispositivos que estarão em funcionamento em 2020 para concorrer com o GPS americano.

O lançamento de "Alba" e "Oriana", a bordo de um foguete russo Soyuz operado pelo consórcio europeu Arianespace, foi realizado no Centro Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa, às 2h08 GMT (23h08 de Brasília da quinta-feira).

Trata-se de dois dispositivos fabricados pelas companhias OHB e Surrey Satellite Technology e que receberam seu nome em homenagem a duas meninas europeias que ganharam um concurso de desenho para promover o interesse nas ciências aeroespaciais.

A Agência Espacial Europeia pretende colocar em órbita no final de ano um novo par de satélites para reforçar o sistema, que já é operacional, mas ainda está longe de sua plena capacidade, e que é compatível com o GPS.

Trata-se do primeiro serviço de navegação de uso civil e não controlado pelas Forças Armadas, como acontece com seu concorrente americano. A Europa vem trabalhando há duas décadas nesse sistema, que será muito mais preciso que o GPS e apresentará vantagens para o gerenciamento de áreas como transporte, agricultura, pesca, saúde o combate à imigração ilegal.

Após alguns problemas e atrasos, os primeiros satélites do sistema Galileu entraram em órbita em outubro de 2011 e os últimos dois dispositivos foram lançados em março.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade