1 evento ao vivo

EUA: ônibus espacial da Nasa faz últimos voos antes de se aposentar

19 set 2012
09h43
atualizado às 14h46

O ônibus espacial Endeavour da Nasa, acoplado a um Boeing 747, decolou na manhã desta quarta-feira para uma de suas últimas viagens. Saindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, ele chegou a Houston em seu voo final com destino à Califórnia, onde foi fabricado. A jornada marcou o início do encerramento das atividades do programa de ônibus espacial da agência americana.

Em outubro, o ônibus espacial será mantido no Centro Científico da Califórnia
Em outubro, o ônibus espacial será mantido no Centro Científico da Califórnia
Foto: AP

Veja curiosidades sobre os ônibus espaciais
Qual a diferença entre ônibus espacial, nave e foguete?

Depois de sobrevoar em baixa altura várias áreas do Centro Espacial, do aeroporto da Força Aérea em Cabo Canaveral e da Base Patrick também da Força Aérea, o 747 tomou rumo a oeste.

De acordo com a Nasa, na manhã de quinta, a Endeavour partirá rumo a Califórnia e, na sexta-feira, sobrevoará áreas de Los Angeles antes de pousar no aeroporto internacional da cidade, o LAX. Em outubro, o ônibus espacial será mantido no Centro Científico da Califórnia, onde encerrará as atividades e servirá de inspiração para futuros exploradores.

Após 30 anos de missão, a Nasa decidiu aposentar o Endeavour, último ônibus espacial. O programa, que começou com a nave Columbia e seguiu com a Challenger, a Discovery, a Atlantis e, por último, a Endeavour, permitiu o lançamento de pessoas ao espaço, recuperou e consertou satélites, conduziu pesquisas espaciais e construiu a maior estrutura espacial até hoje, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A missão final dos ônibus espaciais, chamada de STS-135, terminou em 21 de julho de 2011, quando a nave Atlantis se aposentou e foi transportada até sua "casa", o Centro Espacial Kennedy.

O Endeavour foi criado em 1987 e lançado pela primeira vez em 1992. Na primeira missão, ele interceptou e relançou um satélite que saiu da rota padrão. O ônibus espacial foi usado também para explorações e pesquisas. No total, o ônibus espacial da Nasa completou 25 missões, passou 299 dias no espaço e orbitou em torno da Terra 4.671 vezes, somando 197.761.261 quilômetros percorridos.

O mais jovem dos cinco ônibus espaciais construídos pelos Estados Unidos se acoplou uma vez à estação espacial russa Mir e 12 vezes à ISS. Em 11 de outubro de 2011, a Nasa transferiu o título e a propriedade da nave ao Centro de Ciência Espacial da Califórnia.

Com informações da Agência Brasil e da Efe

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade