PUBLICIDADE

EUA estão decididos a enviar astronautas a Marte em 20 anos

A Nasa planeja enviar astronautas em 2025 a um pequeno asteroide

6 mai 2013 - 14h04
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Charles Bolden quer que os Estados Unidos "sigam desempenhando um papel dominante na exploração do planeta vermelho"
Charles Bolden quer que os Estados Unidos "sigam desempenhando um papel dominante na exploração do planeta vermelho"
Foto: Getty Images

Os Estados Unidos mantêm seu compromisso de enviar astronautas a Marte na década de 2030 e todo o programa de exploração da Nasa se dirige a este objetivo, disse nesta segunda-feira o chefe da agência espacial americana, Charles Bolden.

"Um voo tripulado a Marte é agora o destino final da humanidade em nosso sistema solar e a prioridade da Nasa", disse durante a abertura de uma conferência de três dias em Washington dedicada à conquista do planeta vermelho. "Todo o nosso programa de exploração espacial está alinhado para apoiar este objetivo", acrescentou.

O presidente americano, Barack Obama, enviou recentemente ao Congresso um orçamento de US$ 17,7 bilhões para a Nasa em 2014, menor que no ano anterior. Mas apesar das restrições alfandegárias atuais, o governo de Obama "segue comprometido com uma estratégia coordenada e uma exploração dinâmica de Marte para que os Estados Unidos sigam desempenhando um papel dominante na exploração do planeta vermelho", insistiu Bolden, ex-comandante do ônibus espacial.

A pesquisa na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), onde seis astronautas vivem seis meses seguidos no ano, já tem como foco a preparação de missões de longa duração a um asteroide e a Marte, através do estudo dos efeitos da microgravidade no corpo humano e da realização de testes em tecnologias necessárias para estas viagens, disse.

Dois astronautas, um americano e um russo, devem passar um ano na plataforma orbital em 2015, o que corresponderia à duração de uma missão a Marte.

A Nasa planeja enviar astronautas em 2025 a um pequeno asteroide, a fim de colocá-lo em órbita ao redor da Lua. Esta missão permitirá "o desenvolvimento de tecnologias e capacidades exigidas para as missões tripuladas a Marte", disse Bolden, citando melhores sistemas de sobrevivência e propulsão.

"A Nasa não tem atualmente a capacidade tecnológica para enviar seres humanos a Marte, mas acredito que estamos no caminho que nos levará lá na década de 2030", afirmou o chefe da Nasa, negando-se a comentar projetos privados que têm por objetivo ir ao planeta vermelho muito antes.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/capsula-tempo/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/capsula-tempo/iframe.htm">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade