2 eventos ao vivo

Espaçonave revela que água da Terra não veio de cometas

Descoberta foi feita pelo Rosetta, que está no espaço desde agosto

10 dez 2014
20h32
atualizado às 20h55
  • separator
  • comentários

Resultados iniciais da espaçonave europeia Rosetta desafiam uma teoria sustentada durante muito tempo segundo a qual os cometas trouxeram água à Terra primitiva, mostrou um estudo divulgado nesta quarta-feira.

Imagem composta por quatro fotos tiradas com a câmera de navegação no Rosetta e divulgada pela Agência Espacial Europeia em 20 de novembro mostra o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko
Foto: Reuters

As análises químicas da água oriunda do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que a Rosetta orbita desde agosto, revelam que tem três vezes mais deutério --uma variação atômica do hidrogênio comum-- do que o hidrogênio em moléculas de água na Terra, disse a cientista Kathrin Altwegg, da Universidade de Berna e parte da missão Rosetta.

A água é composta de dois átomos de hidrogênio ligados por um átomo de oxigênio. Na Terra, três em cada 10 mil moléculas de água tem o deutério, pesado isótopo de hidrogênio.

A menos que o 67P seja muito incomum, Altwegg afirmou que a descoberta elimina os cometas como a fonte de água da Terra e provavelmente de seus elementos orgânicos também.

Tanto a água quanto os compostos de carbono foram necessários para a vida evoluir.

As descobertas fazem dos asteroides as prováveis fontes de água da Terra, embora seja provável que os miniplanetas que bombardearam a Terra jovem tivessem pouca semelhança com os corpos secos e rochosos que circundam o sol para além de Marte atualmente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

comente