PUBLICIDADE

ESO divulga imagem inédita de nebulosa Órion

11 fev 2010 - 13h59
Compartilhar

O Observatorio Europeo Austral (ESO, na sigla em inglês), maior telescópio do mundo, instalado no Chile, divulgou nesta quarta-feira uma imagem inédita da nebulosa de Órion, distante 1.350 anos-luz da Terra. O telescópio conseguiu captar as interações que ocorrem nas profundezas desta nuvem de poeira que até o momento eram desconhecidas.

Concepção artística da nebulosa de Órion, distante 1.350 anos-luz da Terra
Concepção artística da nebulosa de Órion, distante 1.350 anos-luz da Terra
Foto: EFE

O Telescópio de Rastreamento Visível e Infravermelho para a Astronomia, que integra o ESO, é equipado com detectores altamente sensíveis, cartografa o céu em longitudes de ondas infravermelhas de forma mais ampla que os telescópios comuns que permitem penetrar na poeira cósmica.

Além de mostrar a forma semelhante a um morcego da nebulosa, como consideram os cientistas, o instrumento também registrou o grupo de estrelas jovens e ardentes que produzem grandes quantidades de radiação ultravioleta responsáveis por fazer brilhar o gás no interior da nebulosa.

A Órion também tem curiosas manchas avermelhadas que correspondem a estrelas em formação. Elas expulsam as correntes de gás com velocidades de até 700 mil km/h.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade