PUBLICIDADE

ESO divulga imagem das "asas" da nebulosa da Gaivota

6 fev 2013 - 09h09
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma nova imagem das "asas" da nebulosa da Gaivota. Segundo a organização, o registro foi feito pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, que fica em La Silla, no Chile.

<p>Observat&oacute;rio divulgou&nbsp;imagem de nebulosa feita por telesc&oacute;pio no Chile</p>
Observatório divulgou imagem de nebulosa feita por telescópio no Chile
Foto: ESO / Divulgação

A Gaivota fica entre as constelações do Cão Maior e do Unicórnio, no céu austral. A nuvem de gás é formada praticamente só por hidrogênio, mas nuvens que se formam no seu interior emitem radiação ultravioleta intensa, o que faz com que a nebulosa brilhe intensamente. O vermelho na imagem é sinal de hidrogênio ionizado.

A Gaivota é formada, na verdade, por três nuvens: a do registro é a Sharpless 2-296 - as "asas"; a "cabeça" é a Sharpless 2-292; a Sharpless 2-297 constitui um pequeno nó na ponta da "asa" direita. Os nomes são do catálogo compilado pelo astrônomo americano Stewart Sharpless nos anos 50.

O registro mostra apenas uma pequena parte da nebulosa, mas chama a atenção a grande quantidade de estrelas jovens formadas em seu interior. Esses corpos fazem parte da região de formação estelar próxima CMa R1, que está repleta de estrelas e aglomerados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade